FIM DA GREVE DOS AFFAs
FIM DA GREVE DOS AFFAs

Os fiscais federais agropecuários – FFAs do Ministério da Agricultura (MAPA) decidiram, em assembleia geral realizada na última sexta-feira (02), suspender a greve da categoria iniciada no dia 17 de setembro.

AnffaSindicalOs FFAs aceitaram a proposta feita pelo Governo Federal de alteração do nome da carreira para Auditor Fiscal Federal Agropecuário e reajuste escalonado de 10,8 %, a serem concedidos em agosto de 2016 e janeiro de 2017, além de reajustes no auxílio alimentação, pré-escolar e de saúde suplementar.

As propostas levadas a deliberação da categoria eram a manutenção da greve e a sua suspensão, que sagrou-se vitoriosa. Isso porque a pauta administrativa, que envolve questões como a meritocracia na ocupação de cargos comissionados no MAPA, convocação dos excedentes e realização de novos concursos públicos, auxílio fronteira e concursos de remoção interna, que dependem de ações internas do Ministério da Agricultura não havia sido decidida.

Desta forma a categoria suspendeu a greve mas se mantém em estado de mobilização, o que na prática, significa que caso as negociações não avancem os servidores podem retornar a greve imediatamente.

A paralisação já começava a afetar as exportações de produtos agropecuários. Unidades de vigilância agropecuária em portos e aeroportos, responsáveis por liberar as mercadorias para exportação e importação estavam paralisadas. Outro ponto crítico eram a certificação de produtos de origem animal em frigoríficos de exportação que também estava paralisada.

O Governo Federal havia conseguido uma liminar, junto ao Superior Tribunal de Justiça, determinando a manutenção de um quantitativo mínimo de servidores nas unidades de vigilância agropecuária e frigoríficos, mas com a suspensão da greve a mesma perdeu seu efeito.

 

AUDITOR FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO

 

A principal conquista da categoria foi a mudança da nomenclatura da carreira para auditor.

Este era um pleito antigo dos fiscais que já contemplavam ações de auditoria em suas atribuições e que havia sido colocado como prioritário pela categoria.

Os demais reajustes concedidos foram os mesmos ofertados a todas as categorias de servidores públicos federais.

 

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

 

topo