MAPA terá mais servidores
MAPA terá mais servidores

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, solicitou através de aviso ministerial encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a ampliação do quadro funcional do Ministério da Agricultura.

A solicitação é parte integrante de um plano de trabalho de modernização da modelagem institucional e da excelência operacional do MAPA que está em debate entre os dois ministérios.

A ampliação ocorreria de duas formas. A primeira seria a convocação de mais 150 auditores fiscais federais agropecuários - médicos veterinários a serem aprovados no concurso público que se encontra na sua fase final, aguardando apenas resultados de perícias médicas e procedimento de verificação de condição declarada de candidato negro, para a proclamação do resultado final (Edital ESAF 59/2017).

O concurso disponibilizou 300 vagas para AFFAs – médicos veterinários sendo que, com amparo no Decreto 6.944/2009, que autoriza, durante o período de validade do concurso público, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas, seriam convocados os 50% permitidos na legislação.

O segundo pleito refere-se a abertura de concurso público para os cargos de Auditor Fiscal Federal Agropecuário: Engenheiro Agrônomo (50), Zootecnista (10), Químico (3), Farmacêutico (2); Agente de Atividades Agropecuárias (200); Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produto de Origem Animal (100); Economista (10); Estatístico (10); Analista Técnico Administrativo (80) e Agente Administrativo (40).

Os novos servidores do MAPA se justificam, segundo posicionamento do ministro Blairo Maggi, para o “adequado atendimento às atuais demandas do agronegócio brasileiro, em especial às atividades de defesa agropecuária, e à modernização” do MAPA.

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

 

topo