O médico dos animais?
O médico dos animais?

vet

   Quando estamos com nosso animal de estimação doente nos lembramos da importância do médico veterinário. Muito mais do que isso, os proprietários conscientes de animais levam os mesmos em consultórios ou clínicas veterinárias para atividades profiláticas (de prevenção das enfermidades) como vacinação, ou seguem um calendário regular de consultas preestabelecidas com o intuito de manter a saúde dos animais em perfeita ordem.vet1

   Na criação de animais de produção (bovinos, caprinos, suínos, aves, etc...) o médico veterinário é indispensável, não só por implantar programas de prevenção de doenças e atender os animais enfermos, mas por ser capaz de orientar sobre os aspectos zootécnicos da criação para torná-la, atendendo a legislação ambiental e sanitária, bem como o bem estar dos animais, uma atividade lucrativa aos produtores rurais. Neste contexto são muitos os profissionais veterinários que atuam nas áreas de alimentação animal tanto nas indústrias de insumos (rações, suplementos e sal mineral) quanto nos estabelecimentos produtores, além de atuarem na administração e na extensão rural.

vet2   Mas esse profissional atua além das atividades de clínica e cirúrgica dos animais e a produção destes. A medicina veterinária é uma das profissões mais importantes no contexto da saúde pública. Tal complexidade de atuação levou recentemente o Ministério da Saúde a incluir este profissional na composição dos NASF – Núcleos de Apoio a Saúde da Família, grupos multidisciplinares responsáveis pela coordenação dos programas de saúde das famílias.

   São várias as doenças que acometem tanto os animais quanto os seres humanos (zoonoses) e que são transmitidas tanto pelo contato ou lesão direta (mordedura) como, por exemplo, a raiva; através de vetores (insetos, artrópodes e outros) como o calazar; contatos com secreções de animais enfermos como a leptospirose ou transmitida por alimentos de origem animal, como teníases e brucelose.vet3

   Neste contexto o profissional médico veterinário atua nos CCZs – Centro de Controle de Zoonoses, departamentos de vigilância sanitária, departamentos de vigilância ambiental, laboratórios, biotérios, dentre outras instituições públicas e privadas ligadas à saúde.

   Muito das descobertas médicas necessitaram de experimentos com animais e para tanto lá estava o médico veterinário para prestar seu apoio à humanidade.

   Nos ambientes selvagens, nos zoológicos e unidades de preservação ambiental encontram-se médicos veterinários trabalhando para a preservação das espécies. Não só para que as gerações futuras possam conhecê-las, mas também com intuito de manter o equilíbrio dos ecossistemas.

vet4   A área reprodutiva é um exemplo de excelência da ciência médica veterinária. Hoje muitos dos rebanhos têm seus processos reprodutivos feitos por inseminação artificial e transferência de embriões, aumentando significativamente a produção de proteína animal para garantir a alimentação dos seres humanos. Mas gerando avanços como podemos nos lembrar da clonagem que foi apresentada ao mundo através da ovelha Dolly.

   Como já mencionamos, algumas das zoonoses são transmitidas por alimentos, mas além delas existem as tóxico-infecções alimentares que causam grande prejuízos a saúde e acarretam um número considerado de óbitos todos os anos. Atuando para evitá-las existem, em conjunto com outros profissionais, médicos veterinários trabalhando na tecnologia de alimentos e na sua produção dentro de padrões higiênico sanitários capazes de garantir alimentos inócuos (que não causem mal aos consumidores). Nesta área especial de alimentos de origem animal: carne e derivados, leite e derivados, pescados e derivados, mel e cera de abelha, ovos e derivados a legislação obriga que todos passem por uma inspeção sanitária. E o único profissional com competência técnica e legal para atuar nesta área é o médico veterinário.vet5

   Quanto a pergunta título sobre se o médico veterinário é o médico dos animais? A resposta é simples: SIM O MÉDICO VETERINÁRIO é o único profissional capacitado e com habilidades para atuar em todas as modalidades da clínica e cirurgia dos animais e, portanto, É O MÉDICO DOS ANIMAIS.

   Mas como tentamos demonstrar, embora seja motivo de muito orgulho para a profissão atuar na saúde dos nossos amigos bichos a medicina veterinária é muito mais ampla. Mas o que dignifica a profissão é ter a consciência que, mesmo que muitos ainda não saibam, estes profissionais continuam a garantir saúde, biodiversidade e alimentos para o mundo.

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

Artigo publicado no site http://www.saudeinspecaoanimal.com.br, em 25/04/2013.

Reeditado em 09/09/2015 em homenagem ao Dia do Médico Veterinário.

topo