how to stream super bowl 2021

BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO
BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO

CURSO GRATUITO SOBRE BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO

E USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS.

 

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito sobre “Boas Práticas de Produção e Uso Racional de Antimicrobianos”. Os encontros serão realizados na plataforma Google Meet (virtual) e as vagas são limitadas. Os interessados poderão optar por uma data, dentre as cinco opções oferecidas nos meses de junho e julho. Para se inscrever, basta clicar no link: https://forms.gle/cwdPoZ8dYKe8kbdf8

A iniciativa faz parte do projeto Trabalhando Juntos Para Combater a Resistência aos Antimicrobianos, uma atividade de cooperação internacional da União Europeia, em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Organização Mundial da Saúde Animal das Américas e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Tem apoio, no Brasil, do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e a colaboração do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) na divulgação.

O objetivo do curso é promover uma atualização sobre boas práticas e resistência aos antimicrobianos, em especial aos profissionais inseridos em instituições públicas e privadas brasileiras voltadas, principalmente, ao ensino, fomento e à fiscalização de atividades agropecuárias (em especial, avicultura, suinocultura, bovinocultura leiteira e aquicultura).

RAM

A Resistência aos Antimicrobianos (RAM ou AMR, na sigla em inglês) é considerada, por pesquisadores e estudiosos, uma das maiores ameaças ao tratamento de várias doenças e à saúde pública. O uso indiscriminado de antimicrobianos em humanos e animais é considerado a principal causa do desenvolvimento e disseminação da RAM, superando a capacidade dos laboratórios e indústrias produzirem novas drogas. Além disso, a falta de água potável e saneamento, bem como a prevenção e o controle inadequados de infecções, promovem a disseminação de microrganismos, alguns dos quais podem ser resistentes ao tratamento.

Assim como outros profissionais de saúde pública, os médicos-veterinários devem estar atentos ao uso de antimicrobianos. Desde a avaliação sobre a real necessidade de aplicá-los, passando pela escolha da substância, a forma de prescrição, a orientação àqueles que medicarão os animais – pets, silvestres ou de produção – até a conduta para a destinação dos resíduos das substâncias.

Como profissional de saúde única (humana, animal e ambiental), seu papel também é relacionado ao apoio e à promoção de ações de uso responsável dos agentes antimicrobianos e de controle e prevenção da resistência de microrganismos patogênicos.

Curso de Boas Práticas de Produção e Uso Racional de Antimicrobianos

Datas: 30/06 – 14h às 16h; 07/07 – 14h às 16h; 14/07 – 18h às 20h; 21/07 – 18h às 20h; 28/07 – 18h às 20h.

Palestrantes: Silvia Lentz (Médica-veterinária, doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFRGS) e prestadora de serviços da OPAS-Mapa) e Liziè Pereira Buzz (Médica-veterinária, Auditora Fiscal Federal Agropecuária - Médica-veterinária e Coordenadora de Boas Práticas e Bem-Estar Animal do MAPA).

 

FONTE: Departamento de Comunicação do CFMV

 

 

topo