VACINAÇÃO FEBRE AFTOSA
VACINAÇÃO FEBRE AFTOSA

          No mês de novembro ocorre na maior parte do Brasil a campanha de vacinação contra febre aftosa. Os criadores de bovinos e bubalinos devem vacinar aproximadamente 87 milhões de animais de um rebanho total de 216 milhões de cabeças.

          A maioria dos estados e o Distrito Federal deve vacinar animais com idade de até 24 meses, com exceção dos estados do Acre, Amapá e Espírito Santo, que precisam vacinar o rebanho de todas as idades, conforme o calendário nacional de vacinação contra a aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

           O MAPA considera esta fase de vacinação histórica, já que será a primeira vez desde a instituição das etapas de imunização no país que o estado do Paraná não irá vacinar seus animais, seguindo o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O programa prevê a ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país.

           Além do Paraná, o estado de Santa Catarina, uma zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, não participa desta etapa.

 

 

 

 

topo